Estatísticas da AR

Está presentemente em destaque o pdf com as estatísticas da actividade legislativa e parlamentar de Outubro de 2009 a Julho de 2010. Nela figuram dados que interessam para o nosso trabalho de levantamento. Aliás, confirmam-se as tendências já vislumbradas na tagcloud criada pela Ana ao nível das profissões mais presentes na a.r.

É verdade que não se trata de duplicação de informação, porque nós percorremos todas as legislaturas e estas estatísticas são dados de um determinado período de tempo. Além disso, tive o cuidado de verificar a regularidade com que se fazem e publicam estes dados e concluí rapidamente que é aleatório e esporádico. Na pesquisa procurei o texto exacto “estatísticas da actividade” e só me foram devolvidos 4 resultados, entre eles 2 relevantes: um referente à 1ª sessão legislativa da XI Legislatura (em curso) e um relativo à 3ª sessão legislativa da X Legislatura.
Os URLs desses documentos têm o seu path em:

  • http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Documents/Estatisticas_Actividade_Parlamentar_XILeg/ActividadeLegislativa_XI_1_vf.pdf
  • http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Documents/Estatitsticas_Actividade_Parlamentar_XLeg/20090714_ActividadeLegislativa_X_3.pdf

o que me leva a crer que a haver mais estatísticas estariam em http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Documents/Estatisticas_Actividade_Parlamentar, mas o acesso é negado.

Analisando a informação contida nesses documentos, existe uma secção relativa à composição da Assembleia em termos de idade, género e profissão, e depois segue-se a análise da actividade, mas em termos globais, não por deputado como é nossa intenção apurar. Porém, estes elementos podem ajudar-nos a definir com mais discernimento o que incluir no nosso trabalho de recolha e como criar as perguntas à BD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *