Webinário europeu sobre dados eleitorais: 11 de abril

epsi_webinar2014_pt

Actualização: as inscrições já estão abertas e o programa fechado. Veja aqui.

As próximas eleições para o Parlamento europeu estão já aí ao virar da esquina: em maio de 2014 os cidadãos europeus vão eleger os seus próximos representantes. Neste contexto, propomos um debate online à volta do tema “Open Electoral Data” (Dados Eleitorais Abertos), e dados eleitorais em geral.

O primeiro workshop de 2014 da Plataforma ePSI – uma iniciativa da Comissão Europeia que se dedica à promoção da informação do sector público e reutilização de dados em todos os estados-membro da União Europeia – terá o formato de um webinário e será também acompanhado por um evento presencial a convite da Plataforma ePSI e do Transparência Hackday Portugal. Este evento tomará lugar a 11 de abril de 2014 às 16 horas no Pólo de Indústrias Criativas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (PINC / UPTEC).

Durante o evento vão ser apresentadas algumas formas através das quais as tecnologias open data podem ser exploradas para monitorizar e analisar processos eleitorais e como é que a abertura governamental e o enriquecimento cívico dos dados eleitorais podem ser aprimorados para melhor informar a sociedade. Também vamos tentar perceber se estão disponíveis a nível europeu dados fiáveis, úteis e de boa qualidade sobre as votações e as assembleias de voto.

A lista provisória de palestrantes convidados inclui Stef van Grieken da equipa de Inovação Cívica da Google.org, Lex Slaghuis, CTO da Fundação OpenState, Karolis Granickas da Transparency International – Lituânia e Niels Erik Rasmussen Kaaber da Open Knowledge Foundation – Dinamarca.

O programa completo, incluindo palestrantes convidados de Portugal bem como informação sobre como fazer a inscrição neste evento, estará disponível muito em breve. Fiquem atentos!

Traduzido da Plataforma ePSI.

1 pensamento em “Webinário europeu sobre dados eleitorais: 11 de abril

  1. Pingback: Dados Abertos nas Eleições Europeias: webinário + hackday | Transparência Hackday Portugal

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *