Dados Abertos nas Eleições Europeias: webinário + hackday

Imagem retirada do site myvote2014.eu

Imagem retirada do site myvote2014.eu

Convocamos todos os entusiastas open data! As inscrições estão abertas aqui.

Com a legalidade e a transparência dos processos democráticos a fazerem notícia em todos os cantos do mundo, e com as próximas eleições para o Parlamento Europeu já aí ao virar da esquina, a equipa da Plataforma ePSI (European Public Sector Information) e o Transparência Hackday convidam à participação num webinário sobre Open Electoral Data (Dados Eleitorais Abertos).

O seminário online vai ser acompanhado por um evento presencial no Porto, dia 11 de abril de 2014, das 16h às 19h (hora local), no Pavilhão-Jardim do Pólo de Indústrias Criativas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (PINC / UPTEC).

A participação no seminário é aberta e livre. O programa completo, incluindo a lista de palestrantes confirmados, está disponível aqui [pdf].

Para ver o programa completo, clique na imagem [pdf]

Palestrantes do webinário Open Electoral Data. Para ver o programa completo, clique na imagem [pdf]

Ao longo do webinário vamos tentar perceber:

  • como é que as tecnologias open data podem ser usadas para monitorizar e analisar eleições;
  • formas de potenciar a abertura governamental e o envolvimento cívico com dados eleitorais de forma a melhor informar a sociedade;
  • se estão disponíveis na Europa dados de boa qualidade, confiáveis e úteis relacionados com o processo eleitoral.

Por questões logísticas solicitamos inscrição no evento. Clique aqui para confirmar a participação no evento presencial, ou aqui se só quiser participar no webinário (à distância).

Uma vez registado através do website eventbrite, irá receber um link directo por email para para se juntar ao webinário em 48 horas. Se não receber esse email, por favor entre em contacto. Estamos em bomdia at transparenciahackday ponto org para responder a qualquer questão!

HACKDAY: 12 de ABRIL de 2014 // 14:30 – 19:00 // MAUS HÁBITOS

No dia seguinte, 12 de Abril de 2014, o Transparência Hackday, organiza mais um hackday, desta vez dedicado a dados eleitorais abertos: vamos focar-nos em votos, eleições, assembleias e mesas de voto, estatísticas e previsões.

Vamos manter as nossas mãos ocupadas a explorar datasets existentes em Portugal, bem como a projectar formas elegantes e eficazes de mostrar e dar acesso a esses dados.

Como já é hábito todos os segundos sábados do mês, o hackday acontece no Maus Hábitos das 14:30 às 19:00. Quem quiser juntar-se digitalmente poderá fazê-lo através da sala de chat IRC do Transparência Hackday.

Até já!

 Imagem de destaque retirada do website myvote2014.eu.

1 pensamento em “Dados Abertos nas Eleições Europeias: webinário + hackday

  1. Pingback: 12 de Abril Especial Transparência Hackday Dados Eleitorais | Transparência Hackday Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *