Safari dos dados abertos

CIMG0740CIMG0727
Dia 10 de janeiro aconteceu o 1º hackday do novo ano de 2015. Estiveram presentes 8 pessoas, duas das quais vieram pela primeira vez (de muitas mais).
Com a foto, a fotógrafa revelou que as miúdas estavam em maioria, e que o trabalho desta sessão foi uma animação!
Começamos o dia a trabalhar num edifício transparente, a ver um documentário sobre a transparência e abertura dos dados: “Information is our Currency” https://exposingtheinvisible.org/stories/our-currency-is-information/information-our-currency/
Foi apresentada a ideia de organizar o trabalho segundo uma metodologia proposta pela “escola de dados” e que se denomina por “Safari dos dados” e apresentaram-se vários temas que tinham emergido de conversas anteriores.
Um Safari dos dados  implica que se crie um grupo de expedição com os seguintes membros:  Storyteller (pensa nas estórias que se podem contar com um ou mais  datasets); Scout (faz o reconhecimento dos dados); Analyst (faz  estatística e análise dos dados); Engineer (trata da parte técnica de  como mostrar os dados); e Designer (trabalha na comunicação da estória  para a tornar bonita e fácil de compreender).
De todos os temas apresentados, houve um que motivou todos os exploradores: A Saga dos Nomes Próprios registados em 2014.
As questões que se colocaram foram: Quais os nomes mais escolhidos em 2014? Quais os nomes propostos e rejeitados? Quais os nomes aceites menos comuns?
Começamos por assumir os diferentes papeis de um verdadeiro grupo de expedição de dados sobre os nomes próprios em 2014, e rapidamente se caçaram os datasets:
Rapidamente a proposta se transformou no desenvolvimento de um jogo simples, com base nos datasets caçados! “Adivinha o nome que foi aceite em 2014!”. A foto registou o momento em que testavamos o jogo :D que vamos apresentar no próximo hackday!
Enquanto os exploradores foram à caça dos nomes improváveis em 2014. Outros dois exploradores seguiam o seu caminho na preparação de próximas expedições:
  • O próximo evento “Open data Day” (http://opendataday.org/#) que acontecerá em todo o mundo a 21 de fevereiro de 2015, e em Portugal também haverá evento.
  • Web semântica.
Próximo Hackday será no dia do “Open data Day”: 21 de fevereiro 2015! Junta-te ao safari!

1 pensamento em “Safari dos dados abertos

  1. Pingback: Dia 14 há mais Hackday | Transparência Hackday Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *