Próximo Date With Data: 14 de novembro!

datewithdata-nov2015
A proposta deste Date With Data é abordarmos uma faceta específica da informação: o texto.

A revolução digital veio libertar o texto das amarras do papel e da tinta; a sua transmissão, edição, partilha e re-definição tornaram-se atos simples e imediatos. O texto digital trouxe-nos novas visões sobre formatos existentes: a Wikipédia começou como exercício modesto condenado ao fracasso para se tornar a hiper-enciclopédia veio suplantar Brittanicas e Larousses; os blogues, Twitters e murais de Facebook vieram dar novas facetas à publicação de texto.

Mas é olhando para o texto como entidade digital, pronta a ser re-moldada por computadores, scripts e programas, que encontramos as aplicações mais entusiasmantes para re-pensar o texto em 2015: spam poetry, escrita automática, poemas aleatórios, geradores de discursos, correntes de Markov, Twitterbots, dicionários, repositórios do domínio público, e-books e outros textos digitais.

Neste Date With Data, queremos procurar re-combinações, mash-ups e outros exercícios mais ou menos especulativos, juntando o texto, a literatura e a publicação digital às nossas áreas de eleição: análise de dados e informação, visualizações e novas formas de ver a informação existente. Que usos poéticos poderíamos pensar para o texto das leis, os debates no Parlamento ou as notícias de jornal? Como poderemos visualizar de uma forma iluminadora as obras literárias que temos à disposição no domínio público? E o que se anda a fazer em Portugal nas frentes da literatura e publicação digital, e onde poderíamos contribuir para projetos que já aí andam?

Vamos passar em revista os recursos abertos existentes para textos em português, como o Projecto Adamastor, o Dicionário de divisão silábica, a base de corpora e Dicionários da Univ. do Minho, a lista de vocábulos do site da CPLP e a Linguateca. Na língua de Shakespeare, podemos sempre contar com o Archive.org e o Public Domain Review.

Marca já na agenda: dia 14, das 10 às 17, no pavilhão Jardim do UPTEC PINC (Praça Coronel Pacheco). Mais pormenores Date With Data.!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *