Date With Data #8: 14 de maio

dwd-maio

Um ano depois do Puré de Notícias, voltamos a dedicar a nossa atenção ao texto. Os debates do Parlamento, um dataset que recolhemos e compilámos (usado no Demo.cratica), constituem uma base riquíssima para explorações semânticas da língua portuguesa. A curiosidade científica e precisa não é a nossa maior preocupação: gostamos de experiências e projetos alternativos como o gerador de haikus a partir dos debates do parlamento canadiano.

A transcrição que começámos do guia de conversação português/inglês English as She is Spoke, vem também encaixar nesta linha de experimentação textual que temos trilhado e que vamos continuar a explorar.

O Diário da República é outra fonte enorme de texto burocrático que queremos tomar como plasticina para moldar em formatos curiosos, usando ferramentas e recursos como NLP, machine learning, correntes de Markov e outras maquinações. Se estes termos são alienígenas para ti, porque não aparecer para ficares a saber os usos criativos e interessantes que se podem dar a corpos de texto de todo o género?

Quase sempre ao segundo sábado de cada mês, é já no dia 9 das 10 às 17, no Pavilhão Jardim do UPTEC PINC. Mais pormenores aqui. Traz o teu portátil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *