Date With Data #29: Explorar Dados

Nos encontros deste ano temos estado mais dedicados à aquisição de conjuntos de dados abertos, desde a sua organização e limpeza, à actualização automática dos mesmos. Acaba por ser um trabalho moroso e por vezes não muito visível, ou até apelativo, contudo é a fundação essencial que facilita a posterior utilização dos dados em projectos.

Neste próximo encontro vamos abordar a fase seguinte, de exploração e análise de dados, com uma pequena introdução à ferramenta Jupyter Notebook, com a linguagem de programação Python.
O projecto Jupyter tem-se vindo a popularizar, sendo uma aplicação web de código aberto que possibilita a criação e partilha de documentos interactivos que podem conter código, visualizações, texto narrativo, entre outras funcionalidades — ideal para desenvolvimento colaborativo de um projecto que tenha como ponto de partida dados abertos.

Dia 14/Julho, Sábado, teremos de manhã um pequeno workshop introdutório da ferramenta e de discussão, em que analisaremos dados da Central de Dados (como incêndios, quer histórico ou em tempo-real, Parlamento, endereços e outros) ou até do recentemente relançado Portal de dados abertos da Administração Pública. À tarde continuaremos explorando os dados e partilhando ideias de projectos a desenvolver nos próximos encontros.

Vai estar calor, mas temos uma fantástica sala num jardim com bastante sombra no centro do Porto!
Traz o portátil, uma tripla para assegurar que toda a gente tem bateria e boa disposição!
Quem não tiver o Jupyter Notebook instalado, é importante chegar a horas às 10h, para configurar o software e acompanhar o workshop desde o início.

Das 10:00 às 17:00, no Pavilhão Jardim do UPTEC PINC (Praça Coronel Pacheco) – aparece e traz um amigo/a também!

Aponta já na agenda: após uma pausa em Agosto, o próximo Date With Data será a 9 de Setembro!

Imagem: “Chaotic Clouds of Jupiter”, NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt /Seán Doran

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *