Olá! Esta é a wiki onde vamos anotando e organizando as nossas ideias, projectos e planos.
O registo está fechado por causa do spam. Para criar conta escreve-nos para bomdia [AT] transparenciahackday.org
Olá! Esta é a wiki onde vamos anotando e organizando as nossas ideias, projectos e planos.
O registo está fechado por causa do spam. Para criar conta escreve-nos para bomdia [AT] transparenciahackday.org
Temos várias ideias:
Objetivo: Lançar no Open Data Day! (Marta)
Outros desafios:
Outros: https://github.com/CommerceDataService/eu.us.opendata
Markdown(?): https://drive.google.com/open?id=1LODoIf9mK70VDwGcn04mJGAPvtQ4tyx9betnqUFZJOM
Perguntas e respostas sobre dados abertos - os fechados ganham bolor!
Primeiro parágrafo que as pessoas vão ver ao abrir o site Resposta final> Dados abertos/Open data promovem a disseminação de informação de maneira fluída e livre para impulsionar o avanço da sociedade.
(Resposta0> Dados abertos/Open data promovem a disseminação de informação de maneira fluída e livre, a qual pode servir de catalisador para o avanço da sociedade. Resposta1> Dados abertos/Open data fomentam a disseminação de informação de maneira fluída e livre para impulsionar o avanço da sociedade. Resposta2> Dados abertos/Open data fomentam a disseminação de informação de maneira fluída e livre, a qual pode servir de catalisador para o avanço da sociedade. Resposta3> Dados abertos/Open data fomentam a disseminação de informação de maneira mais fluída e livre, a qual pode servir de matéria prima ou catalisador para o avanço da sociedade e criação de valor. Resposta4> Dados abertos/Open data fomentam a disseminação de informação de maneira fluída e livre. Resposta5> Dados abertos - os fechados ganham bolor! Resposta6> Dados abertos - fluídez e liberdade, mais feliz realidade
* o key é o 'open' * acesso aos dados publicos é um direito básico, que esta a ser retirado se os dados nao forem open Os dados permitem… * A abertura implica …. * dados privados vs dados publicos - distincao * transparencia para as instituicoes - privacidade para individuos * objectivo: informacao publica estar disponivel aos cidadaos)
1. — > O que é open data? (Ana/Joana)
Dados abertos são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa - sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição da fonte e partilha segundo os mesmo termos. (Definição Aberta / Open Definition).
A Definição Aberta descreve em pormenor todos os princípios que um conjunto de dados deve cumprir para que possa ser considerado aberto. Em modo de resumo, os princípios mais importantes a cumprir são:
(adaptado daqui)
Os dados abertos podem estar no domínio público ou segundo uma licença aberta. Podem ainda definir termos de uso adicionais desde que estes não entrem em contradição com os termos salvaguardados pelo domínio público ou licença aberta usada.
Open data fomenta a disseminação de informação de maneira mais fluída e sem restrições, a qual pode servir de matéria prima ou catalisador para o avanço da sociedade, criação de valor ou simplesmente para disseminar informação.
2. — > O que pode ser feito com Open Data? (Marta/Joana V)
Primeiras ideias:
Resposta 'O que pode ser feito com Open Data?':
Tudo! Há inúmeros áreas nas quais podemos usar dados abertos para melhorar a vida das pessoa e que como por exemplo para a transparência democrática, colaboração e participação cívica, melhoria ou criação de produtos e serviços públicos ou privados. Os dados abertos podem servir de matéria prima, sem restrições, para novos projetos e para a criação de novo conhecimento, avanços na sociedade e criação de valor.
Exemplos: Em termos de transparência, projetos como o ‘tax tree’ finlandês e o ‘where does my money go’ britânico mostram como o dinheiro dos impostos é gasto pelo governo. Páginas web como o folketsting.dk dinamarquês rastreiam a atividade parlamentar e o processo legislativo, para que se possa ver exatamente o que está a acontecer e que deputados estão envolvidos.
Dados abertos governamentais também o podem ajudar o cidadão a tomar decisões na sua vida particular, ou permitir-lhe ser mais ativo na sociedade. Como é o caso de uma Dinamarquesa criou o projeto findtoilet.dk, que mapeou todos os sanitários públicos dinamarqueses, para que pessoas com problemas de incontinência pudessem ter mais autoconfiança para sair mais de casa. Na Holanda está disponível um serviço, vervuilingsalarm.nl, que avisa, com uma mensagem, como será a qualidade do ar na sua vizinhança. Em Nova York, pode-se facilmente descobrir onde passear o cão, assim como encontrar outras pessoas que usam os mesmos parques. Serviços como o ‘mapumental’ no Reino Unido e o ‘mapnificent’ na Alemanha permitem-lhe encontrar locais para morar, tendo em conta a duração da sua deslocação ao trabalho, verificar os preços das casas e ver quão pitoresca é uma área. Todos estes exemplos usam dados abertos governamentais.
Economicamente, dados abertos também são de grande importância. Novos produtos e organizações/empresas estão a reutilizar dados abertos. O husetsweb.dk dinamarquês ajuda os cidadãos a encontrar meios de melhorar a eficiência energética da sua casa, incluindo o planeamento financeiro e ajudar o proprietário a implementar melhorias relevantes. Este projeto baseia-se na reutilização de informações cadastrais e informação relativa a subsídios governamentais, assim como o cadastro local de empresas. Outro exemplo importante, é o Google Tradutor que utiliza o enorme volume de documentos da União Europeia que aparecem em todos os idiomas europeus para treinar algoritmos de tradução, melhorando, assim, a qualidade do seu serviço.
Dados abertos também têm valor para o próprio governo, por exemplo, aumentar a eficiência do governo. O Ministério da Educação holandês publicou na internet os seus dados relacionados com a educação, o que fez diminuir o número de perguntas que recebem e reduziu a carga de trabalho e os custos associados a dar respostas, e o facto de os servidores agora podem responder às perguntas mais rapidamente, porque sabem onde estão os dados para isso, tornar o governo mais eficaz.
3. — > Porque existe tanta informação fechada? (fs, ss)
Resposta> Apesar de todo este potencial, as fontes de open data dados abertos são ainda escassas. Isto deve-se em grande parte á falta de incentivo a esta abertura por parte da sociedade actual. Para resolver este problema, é necessária a legislação de medidas que incentivam a abertura, bem como a consciencialização da sociedade do valor dos open data dados abertos.
Porque nao é tudo open ainda? Quais são as dificuldades?
— > Vitórias notáveis graças a open data (Cátia & Diana)
Exemplos: Singapura:
1.1 Uso de Dados abertos e API´s para criar melhores serviços, como interação com os cidadãos) ?Fonte: https://www.techinasia.com/singapore-government-api (ver imagem na noticia) ?https://data.gov.sg/api-terms
1.2 Outros casos de valor na recolha e divulgação de dados: Recolha de dados (anonimizados) dos cartões do metro dos utentes do metro, para posteriormente serem visualizados e analisados os padrões de utilização de transporte, quer diário, como em espaços de tempo mais alargados, assim como os percursos típicos e os padrões emergentes, de forma a planear de acordo com as necessidades emergentes das cidades.
Link: https://vimeo.com/136147436
https://www.google.org/crisisresponse/about/
Divulgação de dados críticos em cenários de emergência (por exemplo, cheias outros eventos), de forma a divulgar de forma rápida informação relevante. Por outro lado, os próprios cidadãos, nos locais afectados, são emissores de infomação, em que para quem de gerir recursos em situações de crise, torna-se informação relevante e mais actualizada do que qualquer esforço unidireccionado do Estado.
1.3 Casos de sucesso dentro próprio governo Melhorar o acesso do governo aos dados do governo
https://docs.google.com/document/d/1tVhMhKK9wKxugOiasK9EnG7cIqE6Adhdt9SBO-vMag8/edit?usp=sharing
4. — > Quem é que pode libertar dados abertos? (Francisco, Sara) Resposta> Qualquer um pode! Apenas basta ter os direitos sobre os dados.
(Toda a gente pode! Mas tem de ser o proprietário da base de dados.)
5. — > Qual é o esforço necessário para libertar um dataset? Resposta> Basta apenas assegurar a documentação adequada e actualização necessária, bem como garantir que os dados não levantam questões de privacidade. Se isto parecer confuso ou difícil, é só entrar em contacto.
Qual é o retorno de libertar um dataset?
—- perguntas para quem já percebe mas precisa de esclarecer pormenores
Formatos?
formatos abertos - para que um ficheiro possa ser aberto por todos, sem restriçoes exemplo: CADs projectos de arquitectura da camara estao em formatos proprietarios, inacessiveis aos cidadoes
Licenças? Retirar a info necessária do opendefinition.org Uma licença aberta tem de garantir:
Copyfree: PDDL, CC0 Copyleft: OdBL, CC-BY-SA
Entidades a nível nacional em Portugal relacionadas com dados abertos? Dados.gov.pt
O que queremos adicionar no futuro:
(11 fevereiro 2017)
O glossário é composto por termos recorrentes na área dos dados abertos, cuja definição é importante para nos ajudar a compreender com clareza as questões abordadas.
Os termos abaixo indicados foram recolhidos do Open Data Handbook e do Open Government Guide
Glossários: podemos depois organizar o glossário numa parte técnica (ex: API, dataset…) e outra de conceitos
Termos extra que ainda não sabemos se faz sentido integrar:
Listagem de Traduções feitas e por fazer
Lista de novas traduções a fazer
Traduções já feitas gravadas em pads “perderam-se”.
Open government should be about accountability and social justice, not just the digital economy
—> acrescentar lista de exemplos de repositorios de dados livres mas nao open, e explicar porque nao o são, para ilustrar construtivamente a diferença